segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Respiração: Energia sob controle

   A mecânica da respiração é bem simples, dividida em duas partes (inspiração e expiração), ela faz o ar entrar pelas narinas e chegar no interior dos pulmões, passando assim para o sangue que lá se equilibra o índice de PH e uma parte que vai para o cérebro. A parte física todos conhecem, mas a parte energética ainda não é dado muito valor pelos cientistas contemporâneos.

  Quando respiramos, junto com o ar vem o que chamamos de energia vital, ou chi e qi (que em uma tradução livre significa tanto energia vital quanto respiração), prana, mana dentre outros nomes. Essa energia serve para abastecer nosso corpo, mante-lo vivo, portanto é de extrema importância que essa energia seja absorvida. É claro que ela não é só absorvida pela respiração, pelos alimentos e até pelo sol ela se mantem presente, mas na respiração é o principal meio de se obter uma grande quantidade dessa energia.

   Quando se pratica respiração consciente,  sente-se uma coisa diferente, uma calma e um nível mental mais leve, com pensamentos mais claros. Dizem que Mente é Energia, concordo com isso, mas talvez não sejam a mesma coisa, mais muito parecidas que até se confundem, estão interligadas, logo, se respiração é energia, então respiração é mente.

Quando você respira, uma parte do ambiente é projetada pra dentro do seu corpo, e toda a energia envolta tambem é, então, dependendo do lugar onde você se encontra, essa energia pode ser benéfica ou não, se for um local de floresta, com muitas plantas será ótimo, mas se for numa fábrica com uma grande quantidade de liberação de carbono no ar, ai pode ser prejudicial.
 

Respiração Simples

Sente-se ou deite-se em um local bem arejado, de preferencia aonde tenha contato com a natureza. Tente acalmar sua mente com uma breve meditação, depois de uns 5 minutos comece a respirar longa e profundamente tentando sentir o melhor possível a passagem do ar pelas narinas e pela laringe, tente não perder o foco. Depois desse breve início começe a puxar uma grande quantidade de ar até encher o máximo possivel o seu pulmão, prenda a respiração por cinco segundos imaginando que do ar que você respirou é liberado uma energia que se espalha rápidamente do pulmão para o resto do corpo, logo depois, tente esvaziar o máximo possível seu pulmão repetindo tudo em seguida. Faça isso até você sentir seu corpo "vibrar"¹, isso significa que seu corpo está carregado de energia.

Se o seu nariz estiver congestionado obviamente você não poderá praticar essa técnica com todo potencial, mas existe uma técnica bem simples que ajuda a tirar o entupimento: feche sua mão em punho e coloque ela embaixo da axila, se a narina congestionada for a esquerda coloque o punho esquerdo na axila direita, se for a direita coloque o punho direito na axila esquerda, aguarde alguns minutos (ou segundos) que sua narina irá desentupir. Mas se você ficar um bom tempo com a mão embaixo no braço pode acabar entupindo a narina contrária, isso se dá pelo fluxo de energia que percorre seu corpo.

Nota¹: Não tenho como explicar o que é "vibrar", mas quando acontecer você saberá que entrou num estado vibracional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...