sábado, 17 de dezembro de 2011

Hermetismo: Os 7 Princípios - Primeira Parte.


O Todo é Mente, O Universo é Mental.
O primeiro princípio hermético afirma que o Universo inteiro possui uma forma de consciência. Percebemos que a Natureza tem certa inteligência, já que a Vida biológica é possível graças à vários “acidentes de percurso” que por “coincidência e sorte”, fizeram com que partículas, planetas, bolas de gás incandescente fizessem os movimentos certos na hora certa, aplicando a força exata para propiciar este momento. Esse é um dos argumentos dos religiosos quando dizem “A Natureza é tão perfeita, mas tão perfeita, que só é possível que tenha sido feita por um criador inteligente!”. Porém, analisando o primeiro princípio hermético, somos apresentados à idéia de que a própria Natureza, a própria existência possui uma forma de inteligência auto-reguladora.
De tabela, o Pandeísmo fica na nossa cara. A idéia de algo que interpenetra tudo, Brahman, O Absoluto, o Todo dos hermetistas, que, inclusive, bate com idéias que hoje são entendidas como Cristãs, como a Onipresença, Onisciência e Onipotência no princípio do Mentalismo. Ora, se algo ESTÁ em tudo, SABE de tudo e PODE tudo, pra mim, esse “algo” É Tudo!
Explica também as bases da “magia”, pois se tudo é mente, pensamentos são vivos, o que pensamos influencia o que somos e a nossa realidade, dentro das nossas limitações. (A média dos seus pensamentos não faz diferença nenhuma pra uma galáxia, ou mesmo pro seu bairro, mas é uma grande diferença na sua psicosfera, que se estende aos ambientes em que você passa boa parte do tempo, afetando o “clima mental” do lugar.)
Sabendo que tudo o que existe possui (ou é) uma Consciência interpenetrando tudo, nós fazemos parte dessa peça. A Individualidade humana (não-humana também, quem sabe...) “possui” um fragmento dessa Consciência mais alta que interpenetra tudo. Não me refiro à mente superficial, profana (“Profano” significa “o que está fora”, ao contrário de “esotérico” e “hermético”, que é “aquilo que está dentro/está fechado”. Uso esse termo aqui pra me referir à ponta do iceberg que é a nossa Consciência real.)
Até pela Psicologia, sabemos que a nossa mente que temos consciência é só a parte mais superficial da brincadeira, não é o que verdadeiramente somos. É como se possuíssemos um corpo psíquico, uma casca, que cobre e esconde a parte mais profunda da nossa natureza.
Nós escalamos a nossa própria consciência pela prática meditativa, nos interiorizando e levando nossa atenção aos pontos “mais altos” de nós mesmos, sendo a chave disso, a quietude interior.

O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima.

O princípio da correspondência afirma de forma mais profunda o que foi estudado no princípio anterior. Lembra a parte do “Nós possuímos um fragmento da Consciência que interpenetra tudo” ? Pois é.
Aqui entramos com o conceito de Microcosmo e Macrocosmo. Todas as forças que compõem o Universo, todos os elementos, toda a energia que pode ser fracionada nas duas polaridades, em 4 elementos (ou 5, dependendo da escola filosófica), em 12 signos do zodíaco, existem tanto fora como dentro da esfera humana. Tomando como um rápido exemplo os 4 elementos. Possuímos o princípio ígneo, as energias quentes e rápidas, o calor emanado pelo Sol e pelas outras estrelas, o princípio aquoso, maleável, tomando como exemplo, o oceano, assim como qualquer matéria fluida ou força que tenda ao frio. (tanto literal como simbólico). Possuimos o princípio aéreo, da leveza, um equilíbrio entre os princípios anteriores, e o princípio da concretização, que dá materialidade ao que foi antes criado.
Na esfera humana, podemos citar as 4 funções da mente, Pensamento, Sentimento, Intuição e Sensação, ou a própria composição da nossa existência, sendo que possuímos um corpo Material, possuímos Emoções, Mente e a chama do Espírito, que embora não possamos sentir sempre, está “lá”. Ou a própria composição física mesmo... Carne e Ossos, Sangue, Linfa e outros fluidos, a função respiratória, o calor e os impulsos elétricos que percorrem os nervos.

No próximo texto, Princípios Herméticos da Vibração e da Polaridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...