terça-feira, 20 de março de 2012

Dicas para treino em geral



Enquanto algumas pessoas estão "matando o tempo" com jogos ou sites de humor, outras estão praticando. Seja qualquer tipo de prática, todas tem com o objetivo de se auto-aprimorar. As que vou abordar aqui são voltadas para o treino da mente ou do corpo e o crescimento pessoal, são dicas simples mas que fazer uma diferença muito grande, principalmente pra quem começou as práticas a pouco tempo. Vou listar algumas que me ajudam bastante, mas você pode escolher somente aquelas que mais lhe agrada ou qualquer outra que não esteja listada aqui. Lá vai:

1 - Motive-se.
 Já dizia aquela frase: "A motivação é a chave do sucesso." E é verdade, todo mundo precisa  de motivação pra continuar caminhando, seja no emprego, em algum esporte, num jogo de RPG ou nas práticas espirituais. Mas quem iria te motivar? Ora, quem melhor do que você mesmo?
Dizer: "estou indo bem", "estou melhor que antes" ou "já consigo ver alguns resultados" é muito importante pro crescimento pessoal e pra nunca desistir no meio do caminho.

2 - Respire.
 Muitas vezes, ia praticar exercícios logo depois de jogar jogos eletronicos ou de ver um filme, por exemplo. Isso é um problema pra mim, porque perco totalmente minha concentração, é como se o jogo ou o filme ainda estivessem passando na minha cabeça. A opção que tinha nessas horas, era fazer respirações profundas, pelo menos umas dez vezes ou até limpar boa parte da minha mente, é uma boa dica pra quando estiver um "tumulto" ai dentro.


3 - Alimente o foco.
 Quando pratico o exercício da vela, minha mente com muita frequencia viaja por ai, geralmente em coisas bem mundanas. Mas nos ultimos dias (re)aprendi um dica que funciona bastate. Trata-se de repetir para si mesmo (como um mantra) : "Só existe eu e a vela, só existe eu e a vela." Isso faz com que sua mente se foque com mais força no seu objetivo e as viagens diminuem bastante, pelo menos comigo, diminuiu 70%.


4 - Não tenha pressa.
 Sei que essa dica já foi muito martelada, mas é sempre bom repetir. Cada pessoa anda no próprio ritmo, ninguem é igual ao outro. Ninguem pode dar um passo maior que a própria perna, se aconteceu de perder um dia de prática, continua no outro, sem ficar lamentando o tempo perdido.

5 - Beba bastante água.
 Tá, essa dica pode parecer muito 'nonsense', mas é verdade, por algum motivo, quando bebo água, meu corpo fica mais propício pra concentração. Talvez porque a água seja magnética e ajude a limpar um pouco sua aura ou qualquer coisa do gênero... mas o importante é que ela funciona.


6 - Não se limite.
 Seja criativo, não precisa seguir a rixa todos os exercícios, exatamente da forma que forem escritos. Muitas vezes o seu método de treino é mais favorável PARA VOCÊ do que os que foram apresentados. É claro que você deve seguir a base de treino, exercícios totalmente fora do contexto só iam te prejudicar.

7 - Relembre-se.
 Essa dica é mais pessoal do que as outras, mas serve muito bem. Nela, você deve pegar um objeto incomum e escolher ele como sua âncora. Ele servirá para toda vez que você olhar pra ele, se lembrar que está participando de uma série de treinos. Isso evita que você se desconecte da egrégora com frequência. É como as famosas "pulseiras do equilíbrio", trabalham o lado psicológico, mas não precisam ser pulseiras, pode ser qualquer objeto, como os totens no filme "A Origem" (Inception).

Boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...