segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Astrologia



A observação dos astros para prever mudanças é muito antiga, e o seu estudo foi desenvolvido em várias civilizações,  com suas devidas mudanças devido ao contexto cultural. No Ocidente, a astrologia e a astronomia permaneceram unidas por um longo período de tempo.


É importantíssimo salientar que a astrologia não se resume à "A humanidade é dividida em 12 castas, os 12 signos, então todo leonino é orgulhoso, todo virginiano é metódico, todo canceriano é carente..." e muito menos à "Seu número da sorte hoje é 89, fique atento, leonino, pois você encontrará hoje o amor da sua vida", nem outras coisinhas assim que vemos em revistas de pré-adolescentes.




Mas então, o que é astrologia?


É o estudo da posição dos planetas no Sistema Solar e sua relação com o que ocorre com a natureza (inclusive a NOSSA natureza) com certas combinações de Planeta/Signo.


O que são os planetas?

Imagino que você já imagine o que são os planetas! Mas na astrologia, Sol e Lua também são chamados de "planetas", pois essa palavra significa "Errante", aquele que caminha pelo céu.
Estes seriam representações físicas de aspectos da Creação. (Um estudo sobre a Árvore da Vida ajuda a entender o significado de cada planeta)


E o que são os signos?


Os signos não são as constelações. A nossa astrologia, aqui no ocidente, tomou as constelações como sendo algo como os números de um relógio, enquanto os planetas seriam os ponteiros. Mas os números não são exatamente as horas, foram só uma indicação das horas. Hoje, a posição das constelações em relação ao nosso planeta não são mais as mesmas. Mas na prática, isso não representa mudança no sistema.
Acompanhe o raciocínio: são 12 números no relógio, com um espaço igual entre eles. São 360º na circunferência total. 360/12 = 30. São 30 graus entre cada par de números. Agora entorte, imagine um relógio em que tenha 20º entre um número e outro, e em outra posição, há 40º no espaço vazio entre outro par de números. Isso afetou as horas? Talvez, quando for 14:00, ele esteja apontando pro 5, mas isso não muda o horário. A posição na circunferência continua sendo a mesma, apesar de os números não estarem no mesmo lugar. É exatamente isso o que acontece. As constelações não foram nada além de pontos de referência.
Então, pense nos signos como notas musicais. Porque é exatamente isso que são. Imagine uma escala, uma escala musical, ou uma escala de cores. São faixas, parcelas de um total. Temos uma escala musical com suas notas, que são parcelas, fragmentos de um total. Temos cores, que são parcelas da cor branca, que pode ser fragmentada nas outras cores.



Ok, e qual é a aplicação prática da astrologia? 

Antigamente era usada pra saber o momento propício para fazer algo, por exemplo, quando iniciar uma guerra. Pelos ocultistas da antiguidade, era usada pra saber o melhor momento de fazer uma operação (e eu não me refiro à abrir corpos com bisturis...).
Hoje, o uso mais popular é para o auto-conhecimento, através da análise do mapa astral.



Tá, tá tudo muito bonito! Mas eu acho que isso é enrolação, como planetas podem influenciar a nossa vida?

Filhão, não "influenciam" a nossa vida. Eu ia entrar nesse tópico agora.
Em relação ao mapa astral, a teoria mais moderna (que é junguiana, inclusive), é a da sincronicidade, e não de causalidade. Ou seja, segundo tal teoria, há uma relação entre o mundo externo e o mundo interno, mas a relação não é de causalidade, mas é como se as coisas andassem juntas. À grossíssimo modo, é isso.

Na nossa carta natal não aparece nada mais do que as nossas capacidades adormecidas, nossas possíveis dificuldades, nossas áreas de maior atuação. Nada disso elimina o Livre Arbítrio, da mesma forma que a Genética não o elimina! Você nasce com X ferramentas, pode usá-las pra várias coisas, mas um martelo foi feito pra bater, e nunca vai ser eficiente como uma chave de fenda para parafusar coisas.


    Acausalidade, mas não tão acausal assim...

A acausalidade proposta na teoria junguiana da sincronicidade entre o que há na Psique e o que está fora dela não pode ser usada para satisfazer a ciência ortodoxa, mesmo se forem feitos testes que comprovem alguma veracidade probabilística da astrologia, já que para ser aceita, é necessário que haja uma explicação sobre a mecânica do fenômeno, o modus operandis. 



As correntes espiritualistas modernas que dão crédito à astrologia atribuem à um plano espiritual o seu funcionamento. Logo, haveria sim causalidade, mas não se tomarmos como real só o plano material. A teoria da causalidade atribuida a um plano extrafísico satisfaz o espiritualismo, e a sincronicidade de Psique/Mundo externo satisfaz ao modelo materialista, mas não apresenta uma explicação aceita pela ciência.


Este foi o primeiro post sobre astrologia aqui, eu gostaria de ter me aprofundado mais, mas tenho a impressão de que este é um assunto que não é possível explicar detalhadamente, e a compreensão desse tema vem com o estudo do mesmo.
    


Leitura recomendada:
O Grande computador celeste parte I

O Grande computador celeste parte II
O Grande computador celeste parte III
Analisando um mapa astral
Jung e a Astrologia

2 comentários:

  1. Boa noite!

    Acho realmente interessante a iniciativa de se escrever sobre o que vai além dos conhecimentos convencionais. Escrever e ler sobre o desconhecido força nossa mente a mergulhar mais e mais fundo, descobrindo mais e mais conforme aumenta a profundidade.

    Desejo força para vocês, de modo que possam seguir em frente aprimorando sempre sua escrita e evoluindo em suas práticas. Sigam em frente, velozes, certeiros e inexoráveis como uma flecha.

    No mais, desenhei aqui um banner simples para poder divulgar o blog de vocês pelo meu. Espero que gostem.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Félix, o Banner ficou ótimo, agente ia montar um mas nunca que dava pra ser feito, valeu pela ajuda e divulgação.

      Sobre o modo de escrever, eu particularmente não tenho muito "talento", talvez com a prática e o tempo eu consiga colocar algumas idéias mirabolantes que voam pela minha cabeça em forma de texto. Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...